quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

It`s always rainy in Sydney city ou: chove chuva, chove sem parar

Verões escaldantes de 40 graus, sol sete dias por semana, 24 horas por dia. Foi com essa (des)propaganda que estabeleci minhas expectativas para Sydney. Despropaganda pra mim, que mesmo reclamando do frio, tambem não sou um grande fã do sol fritando minhas ideias. Ironicamente, estava entre a Australia e o Canadá e descartei o último justamente por achar que seria frio demais. Fazer o que? Sou contraditório até o último fio de cabelo. É o meu jeitinho.

Pois bem, esqueçam a frase que abre o post, porque a julgar pelos últimos dias, Sydney não é nada disso. Pelo menos não agora. Pelo menos não comigo aqui, já que preciso de um clima contraditório para continuar me contradizendo dia após dia. Segundo os australianos, esse é o ano em que a Australia teve mais água depois de 11 anos de seca. 11 anos! Uma chuvinha aqui, outra ali, mas no geral os australianos não tinham um longo periodo de chuva há 11 anos. E eu reclamando quando Brasília fica seus 3, 4 meses sem chuva. Pelo visto aqui não tenho do que reclamar, mas provavelmente vou... Sou contraditório, lembra?

Fato é que adoro chuva. Não o tempo inteiro, nem quando ela prejudica meus planos de sair para programas que não envolvem apreciar a chuva, o que pode ser grande parte do tempo, mais uma vez me contradizendo... Mas de verdade, eu adoro chuva. Adoro o cheiro que ela deixa no ar, a cor que o dia adquire e principalmente, os momentos que divido com meu edredom, entre pequenos cochilos e grandes conversas (não com o meu edredom, comigo mesmo, mas ele esta lá acompanhando tudo de perto). Aqui eu não tenho meu edredom e raramente tiro cochilos durante a chuva, já que é muito mais facil reclamar dela enquanto está acontecendo, só pra acentuar a contradição.

Uma das coisas mais interessantes da chuva, dentre muitas coisas interessantes que eu poderia passar horas discorrendo, são os guarda-chuvas. Calma, eu não vou começar uma reflexão sem propósito sobre o porquê dos guarda-chuvas se chamarem "guarda-chuvas", quando provavelmente a última coisa que você espera ao usá-los é guardar a chuva, muito pelo contrário. Bem que eu gostaria de refletir sobre isso, e bem que eu gostaria de poder de guardar a chuva (talvez para usá-la no dia em que quisesse tirar um cochilo e ter uma conversa comigo mesmo?), mas não vou e não posso.

Quatro parágrafos depois, estou pronto pra fazer o link entre a chuva, os guarda-chuvas e Sydney. Sim, eu ainda lembro que esse é um blog sobre a Austrália, não sobre chuva e formas de guardá-la. Mas o intuito desse texto, cochilos no edredom e conversas comigo mesmo à parte, são os guarda-chuvas de Sydney. É impressionante caminhar pela cidade e observar a variedade deles: pequenos, médios e gigantes; listrados, texturizados, lisos; sóbrios, espalhafatosos, elegantes; coloridos, cinzentos; com estampa de peixinhos, frutas, letras. Australiano não tem medo de parecer ridículo, ousa não so nas roupas e acessórios como também nos guarda-chuvas. Essa manhã, por exemplo, vi um homem indo para o trabalho em seu tradicional-não-ousado-e-nem-ridículo terno, mas com um enorme guarda-chuva amarelo cana.

Para não ser injusto ou parcial com a verdade, aviso que no verão de Sydney (ou mais especificamente, nesse verão de Sydney, com chuva e pessoas contraditórias) também faz calor, muito calor. Nada comparado a Salvador, São Luis ou, o extremo dos extremos, Petrolina. Mas faz calor, sim. Só que calor com chuva! Ontem e hoje, no entanto, foi frio com chuva. Meu bom amigo Google me informa que no momento em que escrevo, são 17 graus, em pleno meio dia. Já os meus olhos dizem que esses 19 graus estão acompanhados de muita, muita chuva. A propósito, comprei um guarda-chuva essa manhã, depois de muito relutar e me convencer que não precisava, porque estou em Sydney, e Sydney é um lugar seco e sem chuva. Mas uma hora eu tinha que admitir a verdade, e por isso o comprei. 5 dólares, pretinho basico, nada muito ousado, porque eu precisava guardar a chuva logo e não tinha tempo (ou dólares) pra pensar em ousadias. Quem sabe nas próximas chuvas? Oportunidades não vão faltar.

4 comentários:

  1. Tio Léo, sou o kaike vitorino de oliveira santana seu sobrinho querido, talvez não vá entender o que escrevi, vou dizendo para a vovó e ela vai "traduzindo": adorei os cangurus e mais ainda as raposas voadoras, quero mandar um coração que vá do havaí a Pequi e ao mundo inteiro, gosto das palavras havaí e pequeim, são as poucas que já sei escrever e também a minha forma de dizer que amo você. Ah! Adorei o guarga-chuva gigante e queria um para colocar em cima da minha casa. Pode mandar? A vovó resumiu legierinho como ela sempre faz tudo que escreveu e me explicou a história do guarda-chuva que não guarda nem chuva e nem sol... disse para ela que o guarda-chuva guarda nossa cabeça para não molhar e também as roupas que estamos para que fiquem seguinhas. Também guarda nossas cabeças do sol o que também é bom para não adoecermos. Ah! O nome deveria ser chapéu escorre água ou chapéu guarda-cabeça. (rs). Depois de muita conversa chegamos a conclusão de que temos em nossas vidas um guarda-chuva ou guarda-sol imenso que se chama amor. Que não importa distância e tempo ele está guardado em nossos coraçõeszinhos e lembramos da pessoa como se elas estivessem realmente guardadas e protegidas em dentro dele. O amor, é muito maior que o guarda-chuvão em cima dos prédios, maior que tudo, maior que o mundo. No meu aniversário de 07 anos você já deve estar aqui e vou ficar muito feliz.
    Amo você tio Léo e vou sempre no seu quarto e lá sinto muito mais saudade!
    Kaíke
    .jjdjmnmjkjykhylhk2@@, bhgmasdvdvdfd - havaí-pequim.~hçgç~çjyglllllllllkkkkkkkkkkakakakjhasdfghjklç~]/;.,mnbvcxz\bgv hnhdsddsfsddsfdfsfsadsdfdsfsdgfdjgjkçnnkçnçjçlkopiujhygxvgbnwertyqsdfh.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkk... O guarda-chuva n guarda a chuva e a sombrinha n faz sombra nenhuma pq qdo chove n tem o sol p fazer a sombra....Vixe!!! N entendi nada, deixa p lá!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc deveria tentar tirar discretas fotos dos guarda-chuvas bizarros e montar um mural.
    Arte, vc vê por aqui.
    Ou não.

    Eduardo___V

    ResponderExcluir
  4. Leo, no Think Geek (ositemaislegaldomundo) vende o umbrella da Umbrella Corp.!
    Listradinho de branco e vermelho lindo!!

    Compra e arrasa!
    bon

    ResponderExcluir