sábado, 16 de outubro de 2010

Eight days a week


Bike Ferris Wheel

O blog tem dado um retorno muito maior do que eu esperava e mesmo assim estou aqui, uma semana sem escrever. Acreditem, não é por falta do que dizer, porque foi uma semana mais repleta de acontecimentos do que final de novela mexicana, exceto que não teve sequestro, assassinato, casamento nem nascimento. Pensando bem, não aconteceu tanta coisa assim, mas a gente tenta.

Segunda foi o meu teste de nível na ACE, minha escola de inglês convenientemente lotada de brasileiros, e eu ainda não sei como, mas fiquei no pré-avançado, o que significa que em algumas semanas chego no avançado e como não existe avançado-avançado, terei que escolher algum outro curso como o de preparação para o IELTS (também conhecido como "o teste de inglês mais fudidamente difícil já feito"). Obviamente fiquei feliz do meu inglês precário ser considerado melhor do que eu esperava e tenho aprendido muito nas aulas, das quais saio absolutamente exausto e pronto para desmaiar por algumas horas na cama (mas não o faço, porque como diria minha sábia amiga com nome de deserto, a Saara, eu posso dormir no Brasil).

Estudar inglês num lugar em que só se fala inglês (mesmo tendo 4 brasileiros na minha classe, nós raramente falamos uma palavra em português) é ao mesmo tempo a melhor forma de aprendizado da língua, como uma das experiências mais cansativas que já tive. Mesmo nas aulas simples, tem hora que o cérebro simplesmente sobrecarrega e você precisa simplesmente parar de pensar por alguns minutos. Mas a aula não vai parar por causa do seu cérebro em parafuso, então é uma batalha constante pra se manter mentalmente estável. Dito isso, é fascinante perceber o quanto dá pra evoluir de um dia pro outro e conversar com as pessoas usando palavras que você nem sabia que conhece.

Velhinhos jogando xadrez na hora do almoço!

Obviamente, a cota de português fica garantida nas minhas caminhadas para a estação (que estão cada dia mais longas) e nos intervalos, quando fico caçando gente no Skype para conversar na minha língua nativa e descansar um pouco a mente. O Skype aqui funciona em qualquer celular da operadora 3, "de graça" (são aproximadamente 400 minutos) em qualquer plano pré-pago, vale muito a pena!

Como esse post foi mais para dar um sinal de vida antes de explorar mais um pouco a cidade, eu prometo (e vocês podem me cobrar) voltar depois para contar as outras desventuras da semana, como a minha primeira festa junina australiana, a peregrinação com os roomates espanhóis e tchecos e a melhor balada que já fui na vida, entre outras coisas!

PS: Por falar em festa junina, na minha infame entrevista de nivelamento a moça perguntou "what's your favorite holiday?" e eu respondi "são joão". De todas as coisas em inglês que podia ter dito numa entrevista de nivelamento em inglês, eu tinha que responder a única coisa que a mulher jamais saberia o que é! Mas tudo bem, porque quando expliquei o que era são joão, ela ficou fascinada com o banho de cultura. Ainda bem que aprendi a remediar situações embaraçosas com minha mãe!

9 comentários:

  1. Ai menino nem fala... S. João é meu feriado preferido até hj mesmo n morando mais em Salvador há mais de 10 anos. Aqui no Rio esse povo sem graça n comemora no dia de S Joao, comemora em Julho, festa Julina de cu é rola... n eh MESMO a mesma coisa...

    Vai contando logo as coisas pq vai ficar tudo acumulando e depois pra tu lembrar os detalhes vai ser foda hahahaha... vai anotando em tópicos ao longo do dia as coisas q acontecem pra n esquecer d contar... somos todos fifis q queremos conhecer a Australia via Leonardo hehehe

    Beijooo, bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Tomei conhecimento desse blog por um link postado por alguém no Twitter. Já li tudo e adorei. Sempre tive vontade de fazer intercâmbio e agora mais ainda, depois de me deliciar com suas histórias. Acho que vou até juntar dinheiro. Enfim, já adicionei esse endereço a minha barra de favoritos e visitarei sempre que puder.

    Fico feliz por você e com inveja também.

    Abraço!

    P.S.: Não consigo imaginar ficar meses estudando sem ver séries.

    ResponderExcluir
  3. Filhote,
    que bom que aprendeu algo benéfico comigo.
    Cuidado com alguns remendos que faço, sabe que por vezes são catastróficos.(rs). lembre de tentar fazer amizades, conversar mesmo que não respondam, sabe que faço isso sem o menor constrangimento, e como sempre lhe disse: faço a minha parte, tento!!! (rs).
    Um beijo cheio de amor.
    Mamis.

    ResponderExcluir
  4. Menino, que luxo essa instalação com bicicletas.
    E vc que não ouse gastar menos que 299 horas do seu plano de skype comigo, heim?
    TeDolu, Miss You. #amomo

    ResponderExcluir
  5. eu juro que quando olhei, pensei que era uma roda gigante!!!
    Amei "falar" no skype com você!!!
    Saudadess
    Amo Te!!

    ResponderExcluir
  6. S. João?
    I would answer: None, I prefer the money
    Ai vc teria passado direto para o avançado.
    Se vc fizer o IELTS pode fazer facul ai
    I'm just a dreamer, man! LOL

    kissocas

    ResponderExcluir
  7. Não consegui falar com vc no skype ainda, snifff!!! Vou viajar p Euclides, lá vai ficar díficil te acompanhar, mas vou tentar de qualquer jeito.... volto na sexta!!!!! Um beijo do seu tamanho!!

    ResponderExcluir
  8. Adoooooro o São joão, também, Léo: as músicas, as comidas, o friozinho da época, enfim, tudo!

    ResponderExcluir
  9. E se isso aí não é uma roda gigante feita de bicicletas é o que??

    Ai Leo, que bom que seu inglês tá superfluido como Hélio Líquido... eu até tinha um inglês bonzinho quando viajei, mas depois de quase 3 meses me comunicando com europeus que não gostam de por o DO no início das perguntas, ele se esvaiu de minha mente e agora não sei mais completar uma frase. Falo "the book", "the table" e completo com mímicas.

    Mas tudo bem... quem sabe quando eu tiver uma graninha sobrando não te imito e vá passar uns tempos fora??

    Bjonnn

    ResponderExcluir