segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Son of a beach

Lembram dessa vinheta bizarra que passava no Sony Entertainment Television? Son of a beach era uma série de mini-episódios sobre um assunto peculiar, literalmente descrito em seu título: as idas e vindas de um filho da praia.A sonoridade de son of a beach também pode ser escutada num famoso vídeo do YouTube em que o famoso encanador da Nintendo, o Mario (que Mario?), transita pelas ruas do jogo GTA e reage à morte de seu irmão Luigi com um "you kile my brotá, you son of a beaches!". Obviamente, essa longa introdução remetendo a clássicos da produção audiovisual brasileira e italiano não tem nenhum propósito, além de começar aleatoriamente o relato sobre meu domingo na praia.

Pois como vocês bem sabem, me tornei do dia para a noite um gênio das estações de trem e, com o sucesso de ter encontrado a escola no sábado, aproveitei o domingo para conhecer o local mais famoso de Sydney: a Opera House. Li no mapinha que o local mais perto da dita cuja era a Circular Quay Station, embarquei no trem e para a minha surpresa, a estação desembocava no meio do porto, o que de cara me deixou perplexo, fascinado e desnorteado. Quem vê as fotos sem conhecer, pode pensar que a Opera House é apenas um prédio de conchinhas, e é! Mas a beleza do conjunto, combinando as conchinhas com a Harbour Bridge, as ferries que saem em direção a vários pontos e aborígenes tocando eletrotribalmusic em suas flautas high-tech, é indescritível.

Até deixei umas moedinhas, porque o som tava bacana!

Depois da apreciação, de ligar para casa observando a vista e de uma rápida passada no Hungry Jack's (não me julguem, o resto dos locais era caríssimo), analisei bem os destinos de cada ferry e escolhi a empreitada do dia: Manly Beach, o paraíso de surfistas e gaivotas. Ao contrário do que eu imaginava, andar de ferry não é nada emocionante, ao contrário do que o famoso acidente de Grey's Anatomy sugeria. O barco se locomove a uma velocidade desanimadora, demora uma eternidade para chegar e você nem consegue apreciar a paisagem do lado de dentro, sendo que para pegar um lugar na proa é preciso duelar com milhões de turistas enfurecidos (mas talvez isso seja porque eu fui justo no domingo). E daí a ferry chega e você se depara com essa farofada aqui, ó:

Desespero define. Vi esse deque, um pedacinho de areia, crianças brincando na beira do mar, onde havia um enorme aviso de proibido nadar e pensei "isso é uma das praias mais famosas de Sydney?". Obviamente, não era. Explorando um pouco Manly, que é mais uma cidade à parte do que apenas a praia em si, descobre-se que há uma bela paisagem a ser explorada, especialmente a paisagem humana. Outro aspecto peculiar é que, nas areias de Manly, se joga futebol, vôlei, tênis e qualquer outro esporte imaginado, todos combinados na mesma área, ao mesmo tempo e pelas mesmas pessoas, numa verdadeira convergência de midias esportivas!

E por falar em convergência, veja que coisa linda essa gaivota que estava só, abandonada na Circular Quay e encontrou seus amigos e familiares horas depois em Manly Beach! (Da série: as coisas que a gente inventa quando não sabe como terminar o post)

14 comentários:

  1. Se vc ver a Nicole Kidman pela Opera House ou Manly Beach (ela hangs out nesses lugares) por favor, pede pra ela me ligar fom.
    E vah a Bondi Beach ver o povo hot de Syd LOL e poste fotos... LOL eu fico soh mandando vc ir nos lugares como se vc fosse voltar semana q vem... VC VAI VIRAR UM SYD! Bjusss toloco already amo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Leozio!!!!
    Saudades!!!
    Adoro ver vc ai, mas aprece coisa do mundo paralelo de Fringe. Bleozio rsrsrs
    Como é estar no futuro?
    Continue escrevendo, me divirto horrorez.
    XoXo

    ResponderExcluir
  3. Leo meu filhote amado,
    saudade! Saudade! Saudade!
    Amor! Amor! Amor!
    Estou feliz por estar lhe vendo, ouvindo, falando.
    Carinhos,
    Mama

    ResponderExcluir
  4. Oi, Léo.
    Só essa semana, através de Lourival, fiquei sabendo que vc estava na Austrália. Como é que vc se mete numa aventura dessas e nem divulga com a família, menino? ai, ai, ai! (rsrsrs).
    Bem, se não se importa, vou acompanhar o blog de perto pq um intercâbio é uma coisa que está nos meus planos há algum tempo e a experiência de alguém da família é sempre muito boa.
    Uma outra coisa: vc escreve muito bem. Português claro com um toque de humor e, às vezes, até irônia. Dá prazer em ler. Parabéns, bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Carol, vi Nicolita no domingo mesmo, foi super simpatica, mas estava com vergonha das cameras e nao quis posar para a foto, uma pena! :(

    Gente, muito obrigado a todos pelos comentarios, sao um alento para a minha mente as vezes cansada de so ler, falar e ouvir ingles.

    Rosana, fico muito feliz que vc esteja acompanhando o blog, e se a minha experiencia ajudar em algo pra quando vc fizer uma viagem do tipo, vou ficar mais ainda, pq eh uma coisa realmente transformadora em todos os aspectos. Brigadao pelo apoio!

    ResponderExcluir
  6. Mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! (n faça isso cmgo meooooo no minta desse jeito LOL)

    Sabia que qdo começassem suas aulas vc ia diminuir o ritmo do blog, eu fico ansiosa por ler mais msgs, toloco (deu pra perceber q eu olho tdo dia LOL)

    Bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Tololo, Entro todos os dias p ler as novidades, mas vc está com preguiça de escrever, parece que é baiano!!!!! Escreva logo pelo amor de Deus!!!! Beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Léo.
    A impressão que tenho desse tipo de experiência é de que a gente tira férias de nós mesmos por um tempo. Porque pense bem: vc vive em outos país, falando outra lingua, usando outra moeda, conhecendo outra cultura...
    Deve dar um pouco de medo mas também deve ser libertador. Uma curiosidade: por que vc não optou por ficar em casa de família?

    ResponderExcluir
  9. Leo,
    eu vou te imitar e vou fazer meu niver no emporio santo antonio. A groria disse que eu nao sou original, mas também, com tantas opções que temos em brasília, eh dificil ser original, né??? Pontao, pier, pontao, pier....... Não sou imitona =P

    ResponderExcluir
  10. Hahaha, gente, prometo que vou escrever logo, a escola e realmente tem tirado boa parte do meu tempo livre, mas tenho muito a escrever sobre todos os aspectos de Sydney, so tenham paciencia...

    Rosana, eh exatamente isso, ferias de nos mesmos... As vezes ate desligo o cerebro pras coisas do Brasil, pq eh tudo muito diferente e novo, tem um que de renascimento na rotina daqui. Eu particularmente nao gosto muito da ideia de casa de familia pelas restricoes que podem vir com a escolha. Claro que devem ter familias muito bacanas, acolhedoras e que dao super certo com os estudantes por ai, mas tem outras que recebem intercambistas apenas pelo dinheiro das agencias e implicam com os horarios de entrada e saida, o uso de agua e internet, essas coisas... Como eu nao queria ter essa preocupacao de ficar num lugar opressor, optei por uma residencia estudantil mesmo. Logicamente tem muitas vantagens em ficar em casa de familia australiana, pra conhecer a cultura deles a fundo e contar com a ajuda deles pra muitas coisas, entao eu acho que eh questao apenas de pesar os pros e contras.

    ResponderExcluir
  11. Po Leo, mas opressor por opressor tu n pode nem respirar conectado no msn po! ehhehe...

    cara, eu bebo até menos água, só n me deixem sem internet peloamordeDeus hehehe

    ResponderExcluir
  12. Leo, não entendi...
    Cadê a Opera de Sidney? Cadê aquelas pontas brancas enormes na beira do mar que a gente vê na TV? Ela tá de costas na foto? Essa aí na foto é a bunda dela?

    Bom, praia gringa pra mim é desejo!
    Adorei sua foto deitado no muro...

    Pra lista:
    - Flauta Hi-tech Aborígena

    Benros

    ResponderExcluir